Os trabalhadores da ArcelorMittal Monlevade aprovaram a proposta para o novo Acordo Coletivo de Trabalho dos Turnos Ininterruptos de Revezamento. A decisão foi tomada durante assembleias realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de João Monlevade e Região (Sindmon-Metal), na manhã e na tarde desta quarta-feira (24).
Ao todo, 341 empregados participaram da votação. Destes, 300 votaram favoravelmente à proposta, enquanto 41 se manifestaram contra.
O acordo é resultado de cinco rodadas de negociações entre o sindicato e a empresa. Entre os principais pontos aprovados está a implantação de uma nova escala de revezamento com jornadas de 12 horas, organizadas em quatro dias consecutivos de trabalho seguidos por quatro dias de folga.
De acordo com a proposta, a jornada efetiva será de 10 horas e 45 minutos de trabalho, acrescida de uma hora destinada à refeição e 15 minutos de intervalo. Também está previsto o fornecimento de lanche aos trabalhadores durante o expediente.
Na parte econômica, o acordo estabelece o retorno do adicional de turno de 9,5% para os empregados abrangidos pelo regime. Entretanto, a manutenção da vantagem pessoal de 11,7%, prevista em acordos anteriores para parte dos trabalhadores, não foi incluída na proposta final. Segundo o Sindmon-Metal, a reivindicação foi defendida durante as negociações, mas a empresa manteve posição contrária à continuidade do benefício.
Com a aprovação em assembleia, o sindicato dará prosseguimento aos trâmites necessários para a formalização do Acordo Coletivo de Trabalho.
Conforme previsto no documento aprovado, a ArcelorMittal terá prazo de até 30 dias, contados a partir da assinatura do acordo, para implementar o novo regime de trabalho.









