Foi realizada na tarde da última segunda-feira (27), na sede da Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, uma reunião com representantes das secretarias de saúde da microrregião para a Consolidação da Política Pública de Ampliação da Atenção Ambulatorial Especializada (AEE).
João Monlevade sediou o encontro por ser a cidade polo e Responsável Sanitária da Saúde Especializada e de Média Complexidade da Microrregião, que abrange, ainda, os municípios de Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata e Nova Era, participantes da reunião.
Na ocasião, foi consolidada a ampliação do atendimento de Média Complexidade da Microrregião através do Projeto Linhas de Cuidados, que atende cinco linhas de cuidados especiais para pacientes de Pré-Natal de Alto Risco, Crianças de Alto Risco, Propedêutica de Câncer de Mama e de Útero e Hipertensão e Diabetes de Muito Risco e Alto Risco.
O projeto, que é uma política pública de ampliação da Média Complexidade, é coordenado pela Atenção Secundária de Saúde e fornece consultas especializadas e exames para pacientes de risco da microrregião que necessitam de assistência especializada. Ele ainda estabelece que a Atenção Primária em Saúde dos municípios encaminhe os casos de risco para a cidade polo, que irá fazer a regulação dos mesmos para avaliação e inseri-los, caso seja necessário, nas Linhas de Cuidados.
Para a coordenadora da Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, Isabela Faria Guedes, a Política de Ampliação é de suma importância por trabalhar de forma integrada a Atenção Primária e a Atenção Especializada. “Dessa forma, temos a condição de atender o paciente no local certo, no tempo oportuno e com os custos adequados. Sem dúvida, uma iniciativa importante para todos”, destacou Isabela.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, a implantação da atenção ambulatorial especializada é uma ação importantíssima, uma vez que João Monlevade é considerada a cidade polo da microrregião. “Em um primeiro momento da nossa gestão, reestruturamos a Policlínica e concentramos as especialidades num mesmo local, pois elas ficavam pulverizadas em várias unidades. Agora, estamos implantando a Atenção Ambulatorial Especializada, que trará grandes benefícios para a nossa Rede de Atenção à Saúde, uma vez que João Monlevade tem papel primordial na região e todas as demais cidades fazem parte do bloco. Inclusive, o atendimento já funciona no espaço da Policlínica, que foi devidamente adaptado e equipes foram ampliadas para melhor atender a população”, afirmou Raquel.