Em nota, UFOP confirma ameaças e suspensão das aulas no campus de João Monlevade

Foto: Divulgação/Arquivo

O Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), unidade da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em João Monlevade, suspendeu as atividades acadêmicas na última quinta-feira (27). A medida foi adotada de forma preventiva, com o objetivo de garantir a segurança da comunidade acadêmica.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (28), a instituição informou que a suspensão ocorreu após uma série de ameaças feitas por um estudante contra outros alunos, professores e integrantes da direção do instituto. Segundo a UFOP, os episódios começaram ainda no primeiro semestre de 2026.

Diante da gravidade das intimidações, a universidade adotou uma medida administrativa que impede o estudante de participar presencialmente das atividades acadêmicas e de frequentar os espaços do campus. As pessoas que teriam sido ameaçadas foram orientadas pela instituição, registraram boletins de ocorrência e estão sendo acompanhadas pela UFOP.

Além da medida administrativa, existe uma medida cautelar judicial que proíbe a entrada do estudante no campus. Conforme a universidade, a determinação vem sendo descumprida, e a instituição aguarda os encaminhamentos e as decisões das autoridades competentes.

A suspensão das atividades foi determinada pela Direção do Icea e pela Reitoria da UFOP como medida preventiva, diante da situação, com o objetivo de preservar a segurança e o bem-estar de estudantes, professores e demais integrantes da comunidade acadêmica.

Aulas remotas

Por enquanto, não há determinação para que as atividades acadêmicas sejam realizadas de forma remota. Segundo a UFOP, a possibilidade deverá ser analisada pelo Conselho Universitário (Cuni).

A Pró-Reitoria de Graduação e a Direção do Icea também irão avaliar as condições necessárias para a retomada das aulas e se será preciso realizar adequações no calendário acadêmico.

A manifestação da universidade ocorre após a divulgação de informações sobre uma ocorrência policial envolvendo um aluno que teria descumprido uma medida protetiva da Justiça.

  • ad_1260x250px_site_o_popular_

Compartilhes

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS