Uma experiência inesquecível marcou a vida acadêmica de diversos estudantes da Doctum Unidade João Monlevade durante a visita técnica cultural ao Instituto Inhotim, realizada neste domingo, 26 de maio. Professores e alunos de vários cursos tiveram a oportunidade de explorar o maior museu a céu aberto da América Latina, situado em Brumadinho (MG).
O evento foi organizado pelo professor doutor Breno Eustáquio da Silva, com o objetivo de ampliar a formação cultural dos estudantes. A jornada contou com a participação do coordenador dos cursos Gerenciais, professor Carlos Antônio Leitoguinho Bitencourt, além de acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Biomedicina, Arquitetura e egressos do curso de Direito. A professora Letícia Ávila, do curso de Arquitetura, também participou e ofereceu insights valiosos sobre as instalações artísticas e a arquitetura do local.
Durante o passeio, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com diversas obras de arte contemporânea e instalações que fazem de Inhotim um centro cultural único. As visitas às galerias e jardins permitiram um entendimento mais profundo das peças e seus contextos, numa vivência enriquecedora.
Os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis puderam analisar a gestão e a estrutura organizacional do Instituto, enquanto os acadêmicos de Biomedicina exploraram a relação entre arte e saúde mental, observando os impactos positivos da arte no bem-estar. Para os alunos de Arquitetura, o destaque foi a integração harmoniosa entre arte e paisagem, um exemplo vivo de design sustentável e inovador. Já os egressos do curso de Direito tiveram a chance de perceber questões ligadas à preservação do patrimônio cultural e direitos autorais no contexto artístico.
O professor responsável pela visita agradeceu a todos os envolvidos. “Foi um dia de muita cultura e aprendizado. Agradeço a todos pela dedicação e contribuição. Este tipo de atividade é fundamental para a formação integral dos nossos alunos”, concluiu Breno Eustáquio. Inhotim é um destino privilegiado para a educação e a cultura, pois permite mostrar que a interseção entre arte e ensino pode produzir experiências transformadoras. A visita técnica certamente ficará marcada na memória dos participantes ao inspirar a valorização da cultura e a educação em suas mais diversas formas.