Em turno único, os vereadores aprovaram na reunião ordinária de quarta-feira, dois projetos de denominação de praça e quadra no município. O primeiro deles, de nº 1.536/2025, de iniciativa do vereador Marquinho Dornelas (Republicanos), denominado de Cristina Coeli Drumond de Vasconcelos na praça localizada na rua São Marcos, no bairro Aclimação.
Cristina Coeli foi professora e foi eleita vereadora de João Monlevade no período de 1989 a 1992, tendo sido vice-presidente da Casa no biênio 89/90. Ela participou na redação da nova lei orgânica municipal.
Trabalhou na Assembleia Legislativa de Minas por 10 anos. Em 1994, formou-se em Direito, passando a atuar na advocacia nas cidades de João Monlevade e Belo Horizonte. Ela faleceu em 2018 deixando quatro filhos e quatro netos.
Ainda na reunião, foi aprovado o projeto de lei 1539/2025, de iniciativa do vereador Revetrie Teixeira, que se chama de Carolina Batista de Lima Barros a quadra localizada na rua Cobre, no bairro Cruzeiro Celeste.
Carolina também foi professora e proprietária da Escolinha Infantil Peter Pan. Ela foi casada com Adriano José Barros com quem teve dois filhos: Davi e Maria Fernanda. Ela faleceu em 2023.
Homenagens
Ainda na reunião foram aprovados três projetos de resolução concedendo homenagens. A matéria 491/2025, do vereador Carlinhos Bicalho, concede título de Cidadão Honorário ao senhor José Sérgio da Silva.
A homenagem é em reconhecimento do povo monlevadense, pela notável trajetória de superação e conquistas, construindo uma carreira sólida e sendo referência no empreendedorismo.
José Sérgio, juntamente com seu filho Bruno, fundaram a Silva Locação de Máquinas – Silva Loc. A empresa é referência no ramo de aluguel de máquinas e equipamentos. A empresa já conquistou diversos prêmios, incluindo o destaque de ser campeã por cinco anos consecutivos no evento 100 Melhores.
Já a resolução 492/2025, também de iniciativa de Carlinhos Bicalho, concede o Diploma de Honra ao Mérito ao empresário Flávio Fernandes Silva “pelo excelente exemplo de empreendedorismo e solidariedade, exercendo relevante trabalho social junto à comunidade”.
Flávio, junto com seu pai e irmãos fundaram a empresa Vulcacel, localizada no bairro Teresópolis, especializada em manutenção e venda de correias transportadoras. Ao longo de sua carreira, Flávio sempre destinou parte de seus lucros em ações sociais, ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade.
Por fim, foi aprovado o projeto de resolução 493/2025, de iniciativa do vereador Fernando Linhares, que concede o Diploma de Honra ao Mérito à 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de João Monlevade.
De acordo com Linhares, a homenagem é em “reconhecimento do povo monlevadense pelo excelente trabalho desenvolvido pela 4ª DRP em prol da Segurança Pública, destacando a dedicação e o profissionalismo da equipe no combate à criminalidade e na promoção da paz social”.
Atualmente a Delegacia Regional é chefiada pelo Doutor Bernardo de Barros Machado e compreende dez municípios da região do Médio Piracicaba, contando com um efetivo de aproximadamente 57 servidores, entre Delegados, Investigadores, Peritos, Médicos Legistas, Escrivães, além de funcionários disponibilizados pelo Executivo Municipal.
A Polícia Civil de João Monlevade, além da atividade fim da Polícia Judiciária, ou seja, investigação, disponibiliza para a população local os serviços de emissão de Carteiras de Identidade, CNH e documentos de veículos automotores.
A 4ª DRP tem se destacado nos últimos anos, com repercussão regional e até mesmo estadual, com operações policiais de combate à criminalidade que resultaram nas prisões dos principais crimes de João Monlevade e região.