Segundo o Corpo de Bombeiros, 30 vagões de um total de 96, foram atingidos por um incêndio no final da tarde dessa quarta-feira (25), na região de Antônio Dias.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, recebeu o chamado por volta das 17h45 e a situação somente foi controlada por volta de 1h da madrugada desta quinta-feira (26).
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Além do Corpo de Bombeiros, a operação contou com apoio de brigadistas das empresas Vale, Cenibra, Usiminas e outros contratados da Mineradora.
Ainda de acordo com os bombeiros, quando chegaram ao local já havia vários brigadistas, caminhões pipa e um inspetor ferroviário da Vale. Ele informou que os brigadistas ainda não tinham iniciado o combate pois estavam aguardando o desligamento de uma linha de energia que passa ao lado da linha férrea.
Enquanto não havia a confirmação do desligamento da rede, a guarnição dos bombeiros fez o reconhecimento da área, verificou a existência de vítimas e bens próximos ao local do incêndio, realizou o resfriamento da vegetação em volta do local do combate para proteção das guarnições presentes e traçou estratégias de combate e intervenção junto a empresa vale.
Como não havia risco para pessoas, o objetivo inicial do combate foi retardar o avanço do fogo e realizar o isolamento dos vagões incendiados para preservar os demais, já que o início do incêndio em um vagão já compromete sua carga por completo devido à sua natureza.
A linha férrea estava em um local de difícil acesso aos caminhões e o acesso é paralelo aos vagões incendiados, o que dificultou o trânsito no local.
Por volta das 21h30 foi confirmado pela empresa que as linhas e postes estavam desenergizados, sendo iniciado o combate em duas frentes, visando retardar a propagação do fogo.
Assim que foi possível foi feita a movimentação dos vagões para isolar os focos de incêndio e guardar os demais vagões que não estavam em chamas.
Uma grande preocupação foi com a segurança da operação pois os vagões estavam em uma região de declive, ou seja, caso os freios apresentassem mal funcionamento em decorrência do calor, o trem poderia descer desgovernado, pelo que foi empregado uma segunda casa de máquinas ao trem para dar segurança e a auxiliar no isolamento do fogo, assim com o uso de calços de metal para evitar que os trens se movessem em direção ao declive.