A Secretaria de Saúde de João Monlevade, através da Atenção Primária em Saúde (APS) e da Vigilância em Saúde (Visa), continua realizando diversas ações de combate à dengue, chikungunya, zika vírus e outras arboviroses no município nesse início de ano.
Na tarde de terça-feira (21), a sede da Visa, no bairro Alvorada, recebeu os membros do Comitê Municipal de Dengue para uma reunião. Na ocasião, foram apresentados os números deste ano do Levantamento Rápido de Índice para o Aedes Aegypti (Liraa), que apontou Risco Alto no mês de janeiro, com índice 13.
Ainda no encontro, o Comitê apresentou dados e números de levantamentos de visitas feitas pelos agentes de endemias em diversos bairros, além de estatísticas, informações e discussão de ações preventivas e de combate à dengue.
A secretária municipal de Saúde, Raquel Drumond, destacou a importância do trabalho de prevenção e das campanhas de conscientização para que os números da dengue não alcancem os altos índices do ano passado na cidade. “É de suma importância essa preparação e a discussão de ações de prevenção antes de um possível momento crítico, de pico. Pensar e executar ações com antecedência é sempre o melhor caminho quando se trata de dengue e demais arboviroses. Estamos trabalhando e nos preparando para evitar o pior”, salientou Raquel.
O encontro contou com a participação da secretária adjunta de Saúde, Simone Borba, representantes da Visa, da Atenção Primária em Saúde, do Hospital Margarida e de agentes de endemias do município.
Uma capacitação para médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Saúde está prevista para sexta-feira (24). Com o tema “Manejo Clínico da Dengue e Chikungunya”, o treinamento será realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços (Acimon) de João Monlevade, em Carneirinhos. O evento objetiva passar diversas orientações aos profissionais da saúde sobre o combate à dengue e outras arboviroses. Também será distribuída a Cartilha de Atendimento ao Paciente com Dengue, amplo material com diversas informações sobre a doença e que contêm o Protocolo de Atendimento do Ministério da Saúde, que deverá ser seguido por todos os profissionais.
Ações de Vistoria
Na manhã do último sábado (18), a Visa realizou mais uma ação de vistorias em imóveis, em atendimento às notificações de Dengue e Chikungunya recebidas pela Secretaria de Saúde.
Uma equipe de dez agentes de endemias visitou os bairros Rosário, Novo Cruzeiro, Novo Horizonte, Nova Monlevade, Metalúrgico, Cidade Nova, Boa Vista e Nova Aclimação em uma atividade de atendimento às denúncias em locais propícios a criadouros de mosquitos transmissores de arboviroses.
Foram feitas averiguações em diversos locais para identificação e eliminação de focos larvários e tratamento com larvicida, quando necessário, além da orientação aos responsáveis sobre prevenção de criadouros.
Drones
O Serviço de Mapeamento e Tratamento através de Drone, com o objetivo de monitorar e registrar locais com possíveis focos de dengue continua em andamento no município.
O trabalho, realizado pela empresa Aero Engenharia, vencedora do processo licitatório, faz o mapeamento de todos os pontos da cidade com possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. Até o momento, mais de 70% do município já foi mapeado pelo equipamento.
O serviço de mapeamento, fiscalização e combate às arboviroses também irá gerar relatórios gerenciais personalizados, com informações necessárias à tomada de decisões tanto na área de saúde quanto na ambiental. Espera-se, com a prestação dos serviços, uma maior precisão na identificação de áreas de difícil acesso, muitas vezes não visitadas pelos agentes de endemias.