Na manhã desta quinta-feira (9), discentes do Curso de Formação de Soldados e cadetes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) estiveram no Aeroporto da Pampulha auxiliando no carregamento da aeronave que irá transportar donativos para o Rio Grande do Sul.
A iniciativa partiu da Fundação Salvar, instituição ligada ao Corpo de Bombeiros e sem fins lucrativos, e contou também com o apoio do deputado federal Pedro Aihara. O objetivo da ação foi oferecer apoio após o trabalho de triagem feito pelos voluntários para que todo o material fosse acondicionado no avião da FAB, que realizou o transporte para o sul do estado.
Por meio de uma interlocução entre o deputado federal Pedro Aihara, a Fundação Salvar irá captar donativos e ajudar na obtenção de equipamentos que possam ampliar as buscas. De acordo com a major Adriana Souza, presidente da Fundação, está no planejamento, por meio do Ministério Público do Meio Ambiente, a aquisição de um motor e um barco, pelas plataformas credenciadas, para potencializar os atendimentos.
Além disso, ela estará responsável por fazer a ponte com o comando da operação no Rio Grande do Sul para ajudar no que for possível.
Na última quinta-feira (2), o CBMMG enviou uma equipe de 28 bombeiros militares para ajudar nos trabalhos de busca e resgate no estado. A corporação permanece empenhada em oferecer toda a ajuda possível e à disposição para amenizar o sofrimento de nossos irmãos gaúchos.