Prestes a completar um ano de funcionamento, no próximo dia 27 de junho, o Posto UAI da Câmara Municipal de João Monlevade já soma quase 38 mil atendimentos realizados. O número, contabilizado até o dia 15 de maio, demonstra o impacto positivo que a unidade tem proporcionado à população.
Um dos destaques vai para a emissão de carteiras de identidade, serviço que era uma das maiores demandas reprimidas do município. Desde a inauguração, já foram emitidos 15.504 RGs, representando quase a metade dos atendimentos no período. O acesso facilitado ao serviço tem mudado a realidade dos cidadãos, que antes enfrentavam longas esperas para obter o documento.
O reflexo dessa melhoria é evidente. No último evento Cidadão Legal, realizado em 18 de maio, foram disponibilizadas 1.000 vagas para emissão de carteiras de identidade, mas apenas metade foi preenchida — um cenário que anteriormente seria impensável. A redução da procura pontual se deve justamente à facilidade que os moradores têm encontrado no atendimento diário do Posto UAI, eliminando, gradativamente, a fila acumulada por anos.
Além da emissão de identidades, o Posto UAI oferece uma gama de serviços essenciais, como: atendimento do Procon; serviços do CAT-SINE (intermediação de mão de obra); emissão da Carteira para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); alistamento militar; recadastramento de servidores inativos; atendimento da Receita Federal; IPSEMG e serviços da Coordenadoria Estadual de Trânsito (CET).
A gerente do posto, Aislaine de Araújo, destacou as mudanças na unidade. “A gente percebe, no dia a dia, o quanto o Posto UAI tem feito a diferença na vida da população. A emissão de carteiras de identidade era uma demanda muito reprimida, e hoje vemos que isso mudou. As pessoas conseguem agendar com facilidade, sem precisar esperar meses. Isso traz dignidade e agilidade para quem precisa do documento, além de oferecer outros serviços importantes no mesmo local.”
O presidente da Câmara, Fernando Linhares endossou as falas da gerente e ressaltou a importância do Posto Uai para o município. “O Posto UAI foi um grande avanço para João Monlevade. É gratificante ver que, em menos de um ano, conseguimos atender quase 38 mil pessoas e, principalmente, resolver um problema antigo que era a falta de vagas para emissão de identidades. A Câmara se orgulha de ter viabilizado esse serviço, em parceria com o Governo de Minas, e de ser pioneira na região com esse modelo que tem realmente transformado a vida dos cidadãos”.
O Posto UAI de João Monlevade foi implantado em uma parceria da Câmara Municipal com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (SEPLAG). É a primeira unidade do modelo “UAI Compartilha” da região, colocando a cidade como referência em atendimento público de qualidade.
Os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio, que pode ser feito pelo site cidadao.mg.gov.br ou pelo aplicativo MG Cidadão.