Polícia Militar lança operação SHAMAR, campanha “Agosto Lilás” e intensifica ações de combate à violência contra a mulher

A Polícia Militar lança Operação SHAMAR – Campanha Agosto Lilás, dedicada ao combate à violência contra a mulher e à promoção de ações de conscientização e prevenção.

A campanha Agosto Lilás visa alertar a sociedade sobre a importância de denunciar casos de violência doméstica e familiar, oferecendo suporte às vítimas e orientações sobre os canais de denúncia.

Iniciando as atividades da campanha, na manhã desta quinta-feira, dia 01 de agosto, a equipe da Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica, participou, acompanhada da Dra. Camila Batista Alves, Delegada da Delegacia Especializada de Proteção à Mulher de João Monlevade, de uma uma entrevista na rádio Líder FM.

Na oportunidade, foram apresentadas as ações que serão intensificadas neste mês de Agosto, dedicadas à prevenção e combate à violência contra a mulher.

Durante todo o mês, a Polícia Militar realizará uma série de ações educativas e preventivas.

Segundo a delegada, em João Monlevade, é grande o número de ocorrências envolvendo esse tipo de crime contra a mulher. “Recentemente foi laçado o canal de comunicação da Polícia Civil, o Chame a Frida, onde a vítima ou o denunciante inicia uma conversa e, de forma automática, por meio de mensagens pré-programadas, são realizados o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar outros serviços disponíveis. Por meio do atendimento, também é possível agendar horário para comparecimento a uma unidade policial, programar a realização do exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e medidas necessárias em caso de violência, além de orientações acerca de procedimentos legais e de proteção”, lembrou a delegada.

As mulheres estão sujeitas a diversas desigualdades e diferentes formas de violência – psicológica, moral, física, sexual e patrimonial. Muitas vezes, as violências se tornam invisíveis em um relacionamento quando não são legitimadas por uma agressão física, apesar de já existirem.

A sargento Érica disse que durante a campanha, serão realizadas blitzes pela cidade com distribuição de folhetos com temas alusivos ao Agosto Lilás.

A Polícia Militar conta com o apoio de toda a comunidade para fortalecer a rede de proteção contra a violência.

Compartilhes

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS