Pior seleção do mundo vence jogo oficial na Europa pela primeira vez em sua história

Al textt: San Marino venceu seu primeiro jogo oficial. Imagem: Divulgação/San Marino
Al textt: San Marino venceu seu primeiro jogo oficial. Imagem: Divulgação/San Marino

Quem gosta de acompanhar futebol de seleções europeias conhece bem a seleção de San Marino. Isto porque trata-se de uma pequena ilha próxima à Itália cuja seleção nunca havia vencido um oficial em sua história. Inclusive, a seleção de San Marino é considerada a pior da história.

Porém, nesta data Fifa, um fato inusitado aconteceu: San Marino venceu em casa a seleção de Liechtenstein por 1 a 0, em jogo válido pela UEFA Nations League. Com isso, esta foi a primeira vitória conquistada por La Serenissima, como é conhecida a seleção que usa azul claro e branco em seu uniforme, cores da bandeira de San Marino.

O autor da história

A partida foi válida pela primeira rodada da atual edição da Nations League. É possível inclusive encontrar apostas envolvendo estas seleções em plataforma com depósito mínimo de 5 reais, para aqueles que gostam de fazer uma fé no bom e clássico futebol alternativo. 

O herói responsável pelo gol  da vitória foi o jovem atacante Nicko Sensoli, de 19 anos. O jogador atualmente sequer tem um clube, pois é jogador da San Marino Academy, um projeto que desenvolve jovens no país visando o melhoramento da seleção local. O jogador chegou a ser emprestado por seis meses ao Sangiuliano, equipe que disputa a quarta divisão do futebol italiano.

O quão histórica foi a vitória de San Marino?

Para se ter uma ideia, San Marino nunca havia vencido uma partida oficial em sua história. Além disso, a seleção havia jogado 207 vezes e vencido apenas UMA VEZ, contra a mesma Liechtenstein por 1 a 0 em 28 de abril de 2024. Ou seja, a última vitória aconteceu há nada menos que 20 anos atrás!

Outro fator interessante é que além das duas vitórias em agora 208 jogos disputados, San Marino empatou oito e perdeu 196 partidas. Além disso, o saldo da Sereníssima, queridinha dos fãs que acompanham um bom futebol alternativo, é de -809 gols. Esta é a razão pela qual San Marino ocupa atualmente a última colocação no ranking da FIFA.

O que vem a seguir para San Marino?

Tida como “saco de pancadas” na Europa, a seleção de San Marino segue animada com seu primeiro triunfo. Claro, Liechtenstein, que sequer tem uma liga nacional, era o adversário mais provável para ser derrotado pela pior seleção do mundo.

O próximo desafio de San Marino agora será diante da Moldávia, fora de casa. A partida está marcada para acontecer na tarde desta terça-feira (10), às 13h, horário de Brasília. O palco do duelo será o Estádio Zimbru, localizado em Chisinau, capital da Moldávia.

San Marino e Liechtenstein disputam o Grupo 2 da Liga D da competição. A outra seleção que compõe o grupo é Gibraltar. Em um regulamento um pouco incomum, seis equipes disputam a Liga D da UEFA Nations League. San Marino enfrenta duas vezes as seleções do seu próprio grupo e uma vez Andorra e Moldávia, do Grupo 1.

Onde fica San Marino?

Não é incomum que pessoas fiquem em dúvida quando se fala em San Marino. Não é para menos, já que é um país pouco falado que fica localizado na Europa, dentro do território italiano.

Muitos se questionam por qual razão, então, San Marino é um país. No ano de 1797, o território se recusou a servir os estados papais durante a invasão de Napoleão Bonaparte. Com isso, após o fim da guerra, o congresso de Viana reconheceu a independência de San Marino em 1815.

Atualmente, este país conta com aproximadamente 35 mil habitantes em um território de apenas 61 km². Sua capital tem o mesmo nome. O estádio em que a seleção local manda seus jogos é o San Marino Stadium, com capacidade para pouco mais de 6500 espectadores.

Liga de San Marino

Apesar de estar dentro da Itália, a federação local possui uma liga, que foi fundada em 1985. Entretanto, seu nível técnico é semiprofissional, mas concede acesso para disputas de competições europeias. Alguns jogadores que se destacam acabam indo disputar divisões interiores do futebol italiano.

O maior vencedor da competição é o Tre Fiori, com oito títulos. Em seguida vem o La Florita, com seis conquistas. O atual campeão, porém, é o Virtus, que conquistou seu primeiro título na história

Compartilhes

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS