Na última terça-feira (3), atendendo a uma solicitação do vereador Revetrie Teixeira, presidente da comissão de saúde, foi realizada na Câmara de João Monlevade, uma audiência pública com o tema obesidade.
Foram discutidos uma série de desafios enfrentados pelos pacientes e pelo sistema de saúde local. Renata Moura, coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde e Dr Luiz Amaral, presidente do Conselho Municipal de Saúde, destacaram que o município oferece dois anos de acompanhamento para pessoas com obesidade com indicação para cirurgia bariátrica com uma frequência mínima de consultas. No entanto, Greiciele Werneck, pessoa com obesidade, relatou problemas significativos, como a demora no tratamento, o descaso médico e a falta de indicação para acompanhamento com endocrinologistas, além de experiências de gordofobia e dificuldades de acessibilidade.
Ingrid Marina Freitas da Silva trouxe um relato doloroso sobre sua mãe, que após lutar por mais de 10 anos para realizar uma cirurgia bariátrica e buscar justiça, faleceu dois dias após a operação. Isso gerou questionamentos sobre a adequação das condições do hospital para realizar tais procedimentos, especialmente considerando que, segundo o prontuário, a paciente teve dificuldades para deitar na cama e ficou, em alguns momentos, em um sofá durante a internação.
Taty Freitas também contribuiu com sua experiência, relatando dificuldades em manter o tratamento pós cirúrgico, o que resultou em reganho de peso.
Revetrie se comprometeu a convocar uma nova audiência em um horário mais acessível e a enviar um ofício à Secretaria de Saúde para responder a todos os questionamentos levantados.
Essas discussões evidenciam a necessidade urgente de políticas públicas mais eficazes, maior capacitação dos profissionais de saúde e uma abordagem mais sensível e adequada às necessidades dos pacientes com obesidade.
Renata Moura mostrou interesse em conversar mais sobre o tema, inclusive com capacitação para profissionais, e discussões mais sobre o tema. Uma reunião será marcada na semana do dia 16 de setembro.
Inara Silva, representou o “Vozes do Advocacy”, grupo dedicado a assegurar direitos e acesso ao tratamento para pessoas com obesidade e diabetes no Brasil.
Em suas redes sociais falou a respeito da não participação dos vereadores na audiência.
Inara, participou de audiências públicas no mês passado em Joinville, Vitória, Governador Valadares e também esteve presente mais uma vez em Brasília para discutir sobre esse tema tão importante.