O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de São Gonçalo levou os alunos da edição 2024 para uma visita guiada no novo espaço cultural da cidade. Os estudantes puderam conhecer fatos importantes da emancipação, curiosidades sobre moradores ilustres e ver como a paisagem mudou ao longo dos séculos.
A casa das Artes foi inaugurada em abril e fica no Centro de SGRA, no casarão histórico onde funcionava o antigo armazém “Casa para Todos”. O espaço foi reformado e hoje abriga a memória da cidade, reunindo peças, documentos e um acervo fotográfico histórico e cultural. “São pedaços e trechos da história reunidos para que todos conheçam São Gonçalo”, explicou o Guia Turístico, Rinaldo Alves de Oliveira.
Entre olhares curiosos, a reação dos visitantes era de admiração e muitas vezes de surpresa, ao reconhecer prédios antigos ou ouvir episódios inéditos da história local. São casos como os trabalhos de Padre João, a história do Padre Cônego Aurélio que previu a queda do Galo que fica no Cruzeiro da Matriz e as amostras de louça da antiga proprietária da casa. A ação faz parte das atividades do PJ Minas 2024, programa de formação cidadã e política destinada aos alunos do Ensino médio da rede pública de SGRA.