João Monlevade institui campanha para prevenir AVCs

Cíntia Souza foi acometida por um AVC isquêmico e teve sequelas invisíveis. Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Foi sancionado nesta terça-feira (23), pela Prefeitura de João Monlevade, a Lei Municipal 2665, que institui no município a campanha “Maio Vermelho”, voltada à conscientização da população sobre os acidentes vasculares cerebrais.

Anualmente, durante o mês de maio, o Poder Público, em cooperação com entidades civis e  profissionais da saúde, realizará ações de conscientização sobre os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), especialmente no que diz respeito aos fatores de risco; prevenção; identificação precoce dos sintomas; divulgação dos estabelecimentos capacitados a atender aos pacientes com AVC em cada localidade.

As ações incluem palestras, treinamentos, eventos, inserções publicitárias, conteúdo midiático, dentre outras.

A voluntária da Associação dos Avcistas do Brasil, Cíntia Souza, foi quem apresentou o projeto que foi votado e aprovado em dois turnos pelo Poder Legislativo Municipal. Ela contou que, em dezembro de 2013, foi acometida por um AVC isquêmico e teve sequelas invisíveis. “Acredito que a prevenção é o melhor remédio. Com maiores informações à população e políticas públicas através do Projeto Maio Vermelho; conseguiremos reduzir possíveis futuros eventos de acometidos por AVC, uma doença tão grave e que quando não causa óbitos, pode deixar sequelas graves que retira as pessoas de suas atividades diárias”, disse ela.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Acidente Vascular Cerebral a doença matou 109.560 brasileiros em 2023. Pelo quinto ano consecutivo, a doença é a principal causa de morte no país.

Compartilhes

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS