O Hospital Margarida realizou na tarde dessa terça-feira, 24, o primeiro procedimento no setor de hemodinâmica. O serviço é fruto de parceria com a empresa Axis HD, de Belo Horizonte.
Um paciente internado no CTI foi submetido a um cateterismo realizado com sucesso. A equipe médica responsável pelo procedimento é referência na área de diagnóstico e intervenção cardíaca por hemodinâmica com mais de 20 anos de experiência. O grupo coordena o serviço do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, e do Hospital Metropolitano, em Coronel Fabriciano. A equipe foi composta pelos médicos Pedro Paulo Neves de Castro e Marco Antônio Nazaré Castro, pela enfermeira Bruna Xavier e pelos técnicos de enfermagem Ricardo Correia e Fabiana Alves.
O provedor da instituição, José Alberto Grijó, destaca a importância da hemodinâmica para a região do Médio Piracicaba. “A implantação do setor no Hospital Margarida foi assunto de muito estudo, muita discussão. Sabemos que um serviço de tamanha complexidade trará muitos benefícios à instituição, mas, principalmente, aos pacientes e usuários do serviço de saúde de João Monlevade e cidades da região. Estamos orgulhosos em poder oferecer mais esse serviço à população que, até então, precisava se deslocar a Belo Horizonte para a realização de procedimentos como o cateterismo, por exemplo”, afirmou.
Grijó disse ainda que o setor de hemodinâmica reforça o compromisso do Hospital Margarida com o bem-estar de todos oferecendo serviços de qualidade e atendimento humanizado.
Com o setor de hemodinâmica, o Hospital Margarida vai realizar procedimentos de alta complexidade como cateterismo, angioplastia, implante de stents, valvoplastia (mitral e pulmonar), aortografia, angiografia (membros e cerebral), flebografia, embolizações de fístula, aneurisma, tumores e malformações vasculares e quimioembolização.
O serviço será realizado por meio de convênios e também particular. Para o atendimento via SUS, o hospital já deu início ao credenciamento do serviço junto ao Ministério da Saúde.
A inauguração oficial do setor de hemodinâmica está prevista para outubro em data ainda a ser definida.
Opiniões
O paciente submetido ao cateterismo tem 53 anos e é morador de João Monlevade. Em conversa com a Assessoria de Comunicação do hospital, ele disse que ficou muito satisfeito com todo o processo, desde o primeiro atendimento até a realização do procedimento. “Não tenho o que reclamar. Fui bem atendido e acolhido por todos. Só tenho a agradecer a atenção e o cuidado que tenho recebido nos últimos dias”, relatou.
Para o diretor da Axis, Higo Costa de Araújo, a realização do primeiro procedimento mostra o quanto o Hospital Margarida está empenhado em melhorar cada vez mais a qualidade de seu atendimento e dos serviços prestados à comunidade. “Estamos muito satisfeitos em fazer parte desse momento tão importante para a história do hospital que, com certeza, será um divisor de águas para a população de João Monlevade e região”, declarou.
O diretor clínico do Margarida, Renato Orsini, agradece o empenho da instituição pela implantação do serviço de hemodinâmica. “Trata-se de um serviço de extrema importância para o hospital, mas, principalmente, para seus pacientes. Temos uma grande demanda no Pronto Socorro e encontramos dificuldades para a transferência de pacientes para a continuidade do tratamento de processos vasculares em Belo Horizonte, seja AVC ou infarto. Esperamos que o serviço cresça cada vez mais proporcionando maior conforto e bem-estar aos pacientes que aqui estão e necessitam de procedimentos como esses”, destacou.