Um homem de 31 anos foi preso por embriaguez ao volante na noite dessa quarta-feira (4), após uma perseguição policial que terminou com disparos de advertência e cinco pessoas hospitalizadas em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais.
De acordo com a Polícia Militar, o caso teve início durante uma operação de rotina do 26º Batalhão, que investigava uma denúncia de movimentação suspeita na Rua Maestro Iolando dos Santos. Três viaturas foram posicionadas estrategicamente na área, quando um carro verde com vidros escurecidos desobedeceu a ordem de parada na Avenida Getúlio Vargas.
O motorista chegou a reduzir a velocidade ao avistar os militares, mas acelerou bruscamente na direção das viaturas, provocando uma reação imediata. Para conter a fuga, dois policiais efetuaram três disparos com pistolas calibre .40, direcionados aos pneus do veículo. Um dos tiros atingiu o pneu traseiro.
A perseguição se estendeu por cerca de 400 metros até que o carro fosse finalmente interceptado. No interior do automóvel estavam cinco passageiros: outro homem, duas mulheres — uma delas com um bebê no colo — e dois adolescentes.
Os ocupantes relataram que o motorista já apresentava sinais de embriaguez quando os buscou na cidade vizinha de Santa Bárbara para um passeio. Segundo testemunhas, um dos passageiros chegou a pedir que o condutor parasse o veículo ao avistar a polícia, mas foi ignorado.
Todos os ocupantes foram levados ao hospital para avaliação médica. O condutor apresentava sinais claros de embriaguez, como hálito etílico e olhos avermelhados, segundo o laudo médico. O Conselho Tutelar foi acionado e assumiu a guarda provisória dos menores até a chegada dos responsáveis.
O motorista permanece preso e deve responder por embriaguez ao volante, desobediência e direção perigosa.