O governador Romeu Zema se reúne com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta terça-feira (26/3), em Brasília (DF), onde deverá ser apresentada proposta do Governo Federal relativa à dívida de Minas Gerais com a União. Na capital federal, o governador do Estado estará acompanhado dos demais governadores integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) para avaliação conjunta sobre as novas proposições.
Desde 2019, a gestão do governador Romeu Zema tem se empenhado em discutir e apresentar projetos que possam equalizar a dívida do Estado com a União, e que também sirvam de modelo para estados em situação fiscal semelhante, como é o caso do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, por exemplo.
“Estamos há mais de cinco anos administrando essa dívida de forma racional, sem fazer endividamentos e pagando os juros. Dentro dos limites que o Estado permite, otimizamos os investimentos ao máximo para regularizar os salários do funcionalismo, manter todos os pagamentos públicos rigorosamente em dia e ajudar o Estado a crescer, gerando mais empregos e renda”, avalia o governador Romeu Zema.
“Mas precisamos de uma solução definitiva que possa permitir a Minas abater a dívida gradualmente e retomar de forma planejada a capacidade de investimentos, principalmente nos setores essenciais para a população, como saúde, educação e segurança. Já sinalizamos a necessidade de rever os indexadores da dívida para que o abatimento do valor seja real e não se transforme em um bola de neve que mesmo pagando, continua crescendo”, completou o governador.