Conectar pessoas e impulsionar negócios: esse é o objetivo da Feira Multissetorial de Santa Bárbara/MG que, em 2024, completa 25 anos de história. O evento reúne empresas, organizações governamentais e entidades do Médio Piracicaba e de outras regiões do estado, e será realizado pela Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Bárbara (Acisb CDL), no Parque de Exposições Adilson Melo.
Criada em 1997, a Feira vem, ao longo dos anos, atraindo um número cada vez maior de um público significativo e amplas oportunidades de negócios. “O evento foi concebido com o propósito de estabelecer um ambiente propício para o networking empresarial, permitindo aos visitantes e expositores concretizar vendas, fechar negócios e ficar por dentro das últimas novidades em diversos setores”, explica o presidente da Acisb, Antônio Melo.
Na edição deste ano, cerca de 85 empresas vão participar – 15% a mais que em 2023 -, vindas de segmentos variados como agências de viagens, veículos, agronegócios, alimentos, autopeças, celulares, cervejarias, cooperativa de crédito, distribuidoras, eventos e esportes, turismo, imobiliárias, indústrias, serviço ambiental, transportadoras, gastronomia, entre outras. Empresas essas vindas, além de Santa Bárbara, das cidades de Alvinópolis, Barão de Cocais, Belo Horizonte, Belo Oriente, Catas Altas, Itaúna, Itabira, Itabirito, João Monlevade, Piumhi, Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo.
A expectativa da organização é que haja uma geração de negócios em torno de R$ 7 milhões de reais. “No ano passado foram 6 milhões gerados e temos certeza que, em 2024, esse volume será maior, já que novas oportunidades serão criadas durante todo o circuito”, conta Antônio, que completa: “Através de estratégias inovadoras, buscamos impulsionar os resultados dos expositores e proporcionar uma experiência enriquecedora para os visitantes”.
O evento oferecerá uma série de atividades, como apresentações culturais e artísticas, rodadas de negócios, área gourmet com cervejarias, lanchonetes e restaurantes de Santa Bárbara e região. O circuito oferece também as Rodadas de Negócios – reuniões pré-agendadas para que possíveis fornecedores e clientes possam apresentar seus produtos e serviços, especialmente das grandes empresas. Outro destaque é o Espaço Social, destinado a empreendimentos e negócios sociais de Santa Bárbara e região. A Feira Multissetorial tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara.
História
Foi em 1997 que a Feira Multissetorial teve sua primeira edição. Tudo começou quando feiras itinerantes passavam pela cidade, mas não conseguiam suprir as necessidades dos empresários e viu-se, aí, a necessidade de criar algo local. “Tudo começou de forma muito tímida, com o intuito apenas de vender produtos de Santa Bárbara. Tivemos 12 empresas participando apenas, mas foi o embrião para que o projeto crescesse e se transformasse no que é hoje, tão esperado e respeitado na região”, comenta Antônio.
Depois de quatro edições, empresas de outras cidades demonstraram interesse em participar também e isso fez com que o evento começasse a crescer. Algumas participam desde o começo, como é o caso do Mel Santa Bárbara. “Participamos da feira em todas as suas edições até hoje e acreditamos que fazer parte dela é fundamental para a visibilidade de nossa marca em nossa cidade e região. Mais do que isso, é uma oportunidade valiosa para nos conectarmos diretamente com nossos clientes, compartilhando não apenas informações sobre nossos produtos, mas também nossa história. Cada interação é uma chance de transmitir nossa paixão e comprometimento. Além disso, estar presente entre outros empresários da região oferece um ambiente propício para aprender com suas experiências e insights, contribuindo para o aprimoramento contínuo de nossas práticas comerciais e para o fortalecimento dos laços dentro da comunidade empresarial local”, explica Marina Mackllani, diretora comercial e de marketing da Mel Santa Bárbara.
Para a Fiat Vemon, que também participa desde o início, o evento é uma grande vitrine de divulgação. “Para nós é uma excelente oportunidade de divulgar nossos veículos, além de interagir com os microempresários da região. É um evento de credibilidade e oportunidades que traz benefícios como vendas, divulgação da marca, captação de novos clientes e network”, comenta Thaís Dias Ferreira, coordenadora de marketing da empresa Vemon Fiat e Embrater Volkswagen.
“Hoje estamos entre as nove maiores feiras das associações comerciais do estado, o que nos orgulha imensamente. Muitos negócios foram gerados e cresceram a partir da Multissetorial”, finaliza Antônio. Ao longo dos 25 anos, cerca de 600 empresas estiveram presentes na Feira Multissetorial.
A entrada é gratuita, mas é preciso fazer o cadastro no link https://www.hbatools.com.br/25a-feira-multissetorial__1651.