724x100

ESTAÇÃO – O projeto que olha para as pessoas

O projeto "Estação" nasce com o compromisso de valorizar as identidades locais e registrar as experiências de vida ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Com apoio da Vale e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a iniciativa visa jogar luz sobre patrimônios, saberes, rotinas e memórias das pessoas que vivem ao longo da estrada de ferro Vitória a Minas.

Amparado nos pilares da Formação Artística e Profissional, da Diversidade e Inclusão, da Formação de Público e Democratização de Acesso à Cultura, do Fomento à Economia Criativa, do Relacionamento com as Comunidades e, sobretudo, da Preservação da Memória Ferroviária, o projeto Estação nasce com o compromisso de valorizar as identidades, cultura das cidades ao longo das Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Com olhar sensível para as pessoas e suas histórias e atividades diversas que vão de oficinas de fotografia e instalações artísticas urbanas, passando pela produção de videoartes e culminando em exposições de artes visuais, em 2025 o projeto estará presente nas cidades de Belo Horizonte, Barão de Cocais, Rio Piracicaba, João Monlevade, Nova Era, Itabira e Antônio Dias buscando revelar as mais diversas formas de expressão dessas comunidades e dando visibilidade para histórias construídas sobre os trilhos que conectam tantas vidas.

O projeto Estação pretende construir um repertório de obras com pluralidade de expressões, empregando diversidade, afeto e riqueza para a iniciativa. Nesse sentido, “Estação não é apenas a execução de uma simples oficina, é uma oportunidade de aprimoramento e desenvolvimento pessoal; uma oportunidade de resgatar as artes visuais no campo afetivo; enxergar e dar novos tratamentos às imagens do cotidiano e memórias dos participantes; e ao mesmo tempo, dar visibilidade e voz às potências dos saberes, das memórias e patrimônios das comunidades do interior, especialmente ligadas à Estrada de Ferro Vitória a Minas”, afirma o Coordenador do Projeto, Preto Filho.

As pessoas como protagonistas dessa história

Em 2025, o projeto vai selecionar 80 jovens que participarão de oficinas de fotografia em modalidade on-line e presencial. Com instrução e apoio de uma equipe altamente qualificada, os jovens produzirão fotografias que se transformarão em instalações artísticas urbanas em suas cidades. Paralelamente, o projeto também irá produzir videoartes (minidocumentários) que, combinadas com as fotografias produzidas pelos alunos, irão compor uma grande exposição de artes visuais em um centro cultural e também no formato virtual – um espaço de celebração à memória, vida e movimento da relação entre as pessoas, cidades e a Estrada de Ferro Vitória a Minas.

As inscrições para o projeto Estação estão abertas até 27 de abril de 2025. Para maiores informações, siga nossas redes sociais e/ou entre em contato conosco através de nossos canais de relacionamento.

Convidamos todos a acompanharem esse percurso e se encantarem com as histórias contadas pelas lentes dos participantes. Acompanhe nossas redes sociais e junte-se a nós nessa jornada! #EstacaoFotografia #MemoriaFerroviaria #ExpressaoCultural #SegueoTrilho

O projeto Estação é idealizado e realizado pela Horus Planejamento e Gestão e tem apoio da VALE e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Compartilhes

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

Você não pode copiar conteúdo desta página