Desde o início desta semana, celulares com alerta de roubo, furto ou perda estão recebendo mensagens automáticas via WhatsApp, assim que um novo chip é inserido. A medida faz parte do programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e visa combater o uso e revenda de celulares roubados.
O alerta informa que o aparelho está cadastrado como produto de crime e orienta o portador a acessar o site gov.br/celularseguro e, em seguida, procurar uma delegacia. Se não for possível comprovar a propriedade do celular, o aparelho deverá ser devolvido.
A notificação é enviada pelos números verificados 2025-3003 ou 2025-3000 do Ministério da Justiça, e só acontece quando o dono do celular ativou o chamado Modo Recuperação.
O governo também lançou o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição, que permite a qualquer pessoa consultar, pelo aplicativo Celular Seguro, se um aparelho está bloqueado. Basta digitar o número do IMEI, disponível no telefone com o comando *#06#.
A medida reforça a repressão ao roubo de celulares e alerta sobre a pena para quem compra produtos fruto de crime: de 1 a 4 anos de prisão.