A Câmara Municipal de Rio Piracicaba realizou, na manhã dessa terça-feira (18), a Solenidade de Encerramento do Parlamento Jovem 2025, marcando o fim de um ciclo formativo que reuniu estudantes do ensino médio de escolas públicas do município ao longo de todo o ano. Nessa edição, o tema debatido foi “Juventude e Direitos Culturais”, e, em clima de reconhecimento e entusiasmo, foram entregues 47 certificados, contemplando os jovens parlamentares e os quatro professores monitores que acompanharam as atividades do programa.
Conduzido pela cerimonialista Thuany, o evento reforçou a importância da formação cidadã e da participação política desde a juventude, destacando o engajamento dos estudantes nos debates, oficinas e etapas regional e estadual do PJ Minas. Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, vereador Aleksandro José da Silva, enfatizou que o programa tem contribuído para despertar senso crítico, responsabilidade social e interesse genuíno pela construção de políticas públicas.

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia ocorreu ao final, quando os participantes receberam as cartas da cápsula do tempo, escritas por eles no início do ano. O reencontro com as próprias expectativas e sonhos renovou a emoção dos jovens, que puderam refletir sobre o percurso vivido no Parlamento Jovem e sobre o quanto amadureceram ao longo dessa jornada.
Com a entrega dos certificados e a devolução das cartas, a Câmara Municipal encerra oficialmente mais uma edição do Parlamento Jovem, reafirmando seu compromisso com a educação política e com a criação de espaços de diálogo para as novas gerações.
A Câmara de Rio Piracicaba seguirá com as atividades do Parlamento Jovem em 2026 quando será debatido o tema “Inclusão social da pessoa com deficiência e com neurodivergência”. A abertura de inscrições está prevista para o mês de fevereiro quando serão divulgados detalhes para inscrição.

Confira a relação de alunos e professores certificados
Abner Souza Guedes
Amanda Alves Menezes
Ana Beatriz Silva Figueiredo
André Felipe Nobre Barcelos
Anna Beatriz Andrade Santos
Asaph da Costa Pereira
Asaph Pietro Martins
Daniela Emanuelly de Oliveira Leite
Diogo Júlio dos Santos Souza
Diogo Miguel Pereira Lucas
Diogo Tavares Vilela de Souza
Giovana Bicalho Vasconcelos
Giovana Vitória Moreira dos Santos
Heitor Peixoto Mendes Serafim
Iasmim Cota Barony Bueno
Iolanda Henrique Damião da Luz (Professora)
Izadora Aquino Eleutério
João Asaph Colevatti Fonseca
João Gabriel Souza da Mata
João Marcos Silva Araújo
João Vitor Soares Gomes
Julia Yasmin Chagas
Julio Cesar Gomes Fernandes
Karla Emanuely Freitas
Kauã Lacerda Silva
Kayke Vitor dos Santos Costa
Laíse Paula Bueno
Laura de Oliveira Santos
Lavínia Cássia Lima Souza
Letícia Pontes Caldeira
Luana Lucas Mendes
Luzia Mendes Guedes Gandra (Professora)
Marcelo Bretas Martins (Professor)
Marcos Vinícius Santos Oliveira
Maria Antônia Almeida
Maria Clara de Almeida Araújo
Maria Fernanda Gonçalves Caldeira
Maria Luísa Bueno Peres
Matheus de Moraes Viana Souza (Professor)
Nicolas Gabriel Alves Felipe
Pedro Lucas Mariano Quaresma
Raile Guadalupe Alves
Sthefany Gonçalves
Thuany Helen Matos de Miranda
Victor Lucas Alves Quaresma
Victor Silveira Gomes
Yan Gabriel Mattoso Lopes







