A Câmara Municipal de Joao Monlevade realizou, nessa quarta-feira, 19, a cerimônia de entrega da Moção de Aplausos à Fanfarra da Escola Municipal Israel Pinheiro (EMIP). A homenagem foi entregue ao regente Talles Magalhães e ao diretor da escola Júlio César Gomes em nome dos integrantes do grupo.
A Moção é de autoria do vereador Bruno Cabeção (Avante). Segundo ele, a homenagem “é em reconhecimento do povo monlevadense pelos prêmios conquistados pela Fanfarra, incentivando ações pedagógicas, utilizando de instrumentos musicais como promotores de aprendizagem e desenvolvimento”.
Antes da cerimônia, os integrantes fizeram uma apresentação na porta da Câmara.
Em discurso, o regente Talles agradeceu o vereador Bruno pela homenagem e a direção da escola EMIP pelo apoio. Ele ainda agradeceu aos pais dos alunos pela confiança e destacou os comandantes de ala e ex-comandantes pela contribuição, e aos ex-integrantes da Fanfarra. “Este reconhecimento é uma honra imensa para todos nós. Agradeço aos pais, professores e à comunidade, que sempre nos apoiaram. E a todos os integrantes da fanfarra, meu agradecimento pelo comprometimento e dedicação. Vocês são peça importante neste grupo.”
O diretor da Escola Júlio César falou da alegria em ver a fanfarra recebendo a Moção no ano em que a escola completa 50 anos. “A Fanfarra é um dos projetos transformadores da Escola. Temos muito orgulho em receber esta moção de aplausos, que é o resultado do comprometimento dos alunos e a celebração dos resultados positivos obtidos por eles”.
A secretária de educação, Alda, também fez uso da palavra para enaltecer o projeto da fanfarra e o trabalho desenvolvido pela escola.
Por sua vez, o autor da homenagem, vereador Bruno Cabeção, parabenizou os homenageados e elogiou o trabalho desenvolvido pela Fanfarra, mencionando as conquistas em competições regionais e estaduais, além de destacar o comprometimento do regente Talles e a colaboração da comunidade. “A fanfarra da EMIP é um orgulho para nossa cidade. Ela não só representa um grande talento musical, mas também promove a integração e o desenvolvimento de nossos jovens.”
Bruno ainda lembrou do seu tempo de escola. “A Emip fez parte da minha vida e da minha formação. Sou muito grato pela contribuição dos professores e desta escola e poder conceder esta homenagem é motivo de muita felicidade para mim”.
O presidente da Câmara, Fernando Linhares, também parabenizou o grupo. “A Fanfarra da EMIP, sob a liderança do regente Talles, tem se destacado pela excelência e dedicação. Este reconhecimento é uma forma de agradecer por todo o empenho e pelas conquistas que elevam o nome de nossa cidade. Parabéns a todos!”
Histórico da Fanfarra
A Fanfarra da Escola Municipal Israel Pinheiro (EMIP) foi fundada por volta de 1975 e esteve sob o comando do professor José Antônio Pereira de 1978 a 2015. O uniforme da Fanfarra acompanha as cores do uniforme da escola: azul e branco. Para representar a grandeza da Fanfarra, em 1978, o animal mamute foi escolhido como símbolo. O objetivo da Fanfarra é a interação entre alunos e comunidade. Está, desde 2016, sob o comando do regente Talles Magalhães.
Entre os títulos conquistados pela Fanfarra estão:
2019 – Vice-Campeã do Encontro de Fanfarras de João Monlevade
2019 – Campeã da Copa Sudeste na categoria percussão
2022 – Campeã do Campeonato Mineiro de Bandas e Fanfarras, na cidade de Planuras, Categoria: Transição e Porta Bandeiras
2023 – Campeã do Campeonato Mineiro de Bandas e Fanfarras, na cidade de Planuras
As conquistas dos prêmios foram por meio de um conjunto de esforços entre pais, alunos e a comunidade. O legado do professor José Antônio Pereira é uma inspiração contínua, trazendo diversos prêmios e participações em desfiles na região. A fanfarra da EMIP possui 53 membros, sendo boa parte dos alunos da escola, além de voluntários, e ao longo dos anos tem se apresentado em diversas cidades.
Além dos campeonatos, a Fanfarra participa ativamente de vários momentos cívicos do nosso município. Atualmente, a Fanfarra desfila trazendo em cada ecoar de seu instrumento, o sentimento de gratidão ao professor José Antônio Pereira por seu grande legado deixado à Escola EMIP.