O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), fez uma denúncia preocupante sobre a Ponte Torta, localizada na BR-381, em João Monlevade/MG. Ele relatou, em vídeo publicado nas redes sociais, que a estrutura da ponte estaria em risco de colapso a qualquer momento, comparando a situação com o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek na divisa entre Tocantins e Maranhão, ocorrido no mês passado. O parlamentar mostrou imagens das rachaduras no passeio destinado aos pedestres e da folga nas juntas de dilatação, o que, segundo ele, colocaria em risco a segurança dos veículos que transitam pela via. “Vai acontecer uma tragédia. Vai cair. Olha como essa ponte está. Ou o DNIT vem cá interditar ou vem resolver esse problema aqui”, diz ele.
Em resposta à denúncia, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) emitiu uma nota esclarecendo que, de acordo com suas avaliações, não há risco estrutural imediato para a ponte. A nota do DNIT destacou que, em novembro de 2023, foi aprovado o anteprojeto para o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, com vistas à reabilitação da ponte sobre o Rio Piracicaba VII, no km 349,09 da BR-381/MG. Contudo, devido à concessão do trecho da rodovia, as obras de reabilitação foram redirecionadas para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que será responsável pelo trecho a partir de 6 de fevereiro de 2025, quando a empresa vencedora do leilão assumirá a gestão da rodovia. Até lá, o DNIT seguirá realizando ações de manutenção e monitoramento da ponte.
Essa troca de responsabilidades entre o DNIT e a ANTT tem gerado preocupações sobre a continuidade das obras e manutenção da infraestrutura, especialmente quando se trata de segurança nas rodovias federais. A situação também levanta questões sobre a transparência e a eficácia no gerenciamento da infraestrutura crítica, como no caso de pontes e viadutos, que exigem cuidados constantes devido ao risco de deterioração.