Assinatura do contrato de concessão da BR-381 será na próxima segunda-feira (20)

No dia 6 de fevereiro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entregará a gestão da BR-381, no trecho entre o trevo de Caeté e Governador Valadares, para a empresa 4 UM Investimentos (Nova 381), vencedora da licitação. A cerimônia de entrega oficial ocorrerá em Ipatinga, com a presença do Ministro Renan Filho. A partir dessa data, a concessionária ficará responsável pela gestão, manutenção, duplicação e operação da rodovia, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O contrato, no valor de R$ 9,34 bilhões, terá duração de 30 anos e será assinado eletronicamente na segunda-feira (20 de janeiro), sem cerimônia de assinatura. A empresa terá um prazo de oito anos para concluir a duplicação do trecho, que contará com cinco praças de pedágio, com a cobrança iniciando em 20 de janeiro de 2026.

Clésio Gonçalves, criador e coordenador do Movimento Pro Vidas da BR-381, destacou que, desde 2023, a entidade tem se mobilizado junto ao Ministério dos Transportes, ANTT, TCU, DNIT, SEINFRA e PRF para agilizar os processos necessários à assinatura do contrato. Segundo Gonçalves, o trabalho árduo, que envolveu várias mobilizações, reuniões e buscas por apoio, foi fundamental para alcançar essa conquista.

 
 
 
 
 

Compartilhes

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS