A Secretaria Municipal de Saúde encerra o ano de 2024 celebrando o sucesso alcançado pelo Projeto Linhas de Cuidados, da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).
O Projeto atende cinco linhas de cuidados especiais para pacientes da Microrregião de Saúde, do Pré-Natal de Alto Risco, Crianças de Alto Risco, Propedêutica de Câncer de Mama e de Útero e Hipertensão e Diabetes de Muito Risco e Alto Risco.
De acordo com a coordenadora da Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde, Isabela Farias Guedes, o Linhas de Cuidados atende pacientes encaminhados da Atenção Primária de Saúde (APS) para o Cuidado Especializado com equipe multiprofissional e capacitada. “O projeto é de extrema importância, está sendo executado com muito zelo por nossa equipe e os objetivos estão sendo alcançados com êxito”, afirma Isabela.
Para a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, foi muito importante a implantação do projeto para a Microrregião, com destaque para sua equipe ampliada e com vários profissionais. “O projeto traz como destaque uma assistência com equidade nas cinco linhas de cuidados. Em nosso município, a Atenção Primária já fazia esse atendimento nas unidades básicas de saúde, porém, agora ele conta com uma estratificação mais elaborada e humanizada dentro da Atenção Ambulatorial Especializada. Essa é a nossa missão: cuidar das pessoas. O Linhas de Cuidados nos orgulha muito”, salientou Raquel.
Balanço
Na tarde da última sexta-feira (13), o auditório da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços (Acimon) de João Monlevade foi palco de uma reunião da Secretaria de Saúde local com as secretarias de saúde da Microrregião atendida pelo projeto Linhas de Cuidados.
Na ocasião, foi apresentado aos gestores de saúde dos municípios o balanço total do projeto, seus números e resultados desde sua implantação, além de uma explanação detalhada de todos os seus processos, procedimentos, avanços e desafios.
Estiveram presentes ao encontro representantes dos municípios de Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Nova Era e São Domingos do Prata, além de João Monlevade.
Exemplos
São vários os exemplos claros de sucesso do projeto Linhas de Cuidados. São casos de gestantes que tiveram até oito abortos antes de serem contempladas com o atendimento e que tiveram gestações e partos de sucesso com o acompanhamento do projeto. Também existem casos de gestações complicadas e consideradas de alto risco, agravadas por problemas como diabetes, hipertensão e outros, que levaram as pacientes a serem atendidas pelos profissionais do Linhas de Cuidados.
Em um dos atendimentos, de uma gestação de gêmeas, havia o risco de uma das crianças prejudicar o desenvolvimento da outra e talvez uma delas poderia não sobreviver. Foi o caso da Ana Carolina Borges de Almeida, de 23 anos, mãe das pequenas Helena e Eloá, que nasceram no mês de novembro na Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte.
Mãe e filhas foram acolhidas pelo projeto e desde o parto estão muito bem, com as crianças se desenvolvendo normalmente em casa. “Minha gravidez era de alto risco e passei por momentos delicados, sem saber o destino de minhas filhas e mesmo o meu. Mas o projeto Linhas de Cuidados me acolheu e hoje posso carregar minhas duas filhas com muito amor e orgulho. Só tenho a agradecer à toda a equipe do Linhas de Cuidados e à Prefeitura de João Monlevade, mais precisamente à Secretaria de Saúde. Minha gratidão é enorme e não tenho palavras para agradecer a todos pela força. Minhas filhas hoje estão bem, graças a Deus e pelo apoio de cada um pela dedicação e empenho. Tive que fazer uma cirurgia na placenta e as meninas estavam em sofrimento feto fetal. Mas graças ao projeto conseguiram me transferir e realizar todos os procedimentos necessários”, desabafou Ana Carolina.