Câmara de Rio Piracicaba entrega Prêmio Lúcia Magalhães Torres Bueno – Mulher Destaque

Autoridades e homenageadas em sessão solene Prêmio Lúcia Torres

Na noite da última sexta-feira, 6, a Câmara Municipal de Rio Piracicaba promoveu uma sessão solene para homenagear mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação e no trabalho social. A entrega do Prêmio Lúcia Magalhães Torres Bueno – Mulher Destaque celebrou a força, dedicação e contribuição das mulheres piracicabenses para o desenvolvimento do município.

Instituído pela Lei Municipal 2.724, o prêmio leva o nome de Lúcia Magalhães Torres Bueno, uma figura emblemática da história local, conhecida por sua atuação em causas sociais e pela defesa dos direitos das mulheres. Durante a solenidade, foram homenageadas personalidades indicadas pelos vereadores, que reconheceram nas escolhidas exemplos de liderança e inspiração.

A homenagem foi idealizada pelo vereador Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo – Nozinho do Caxambu. Ele destacou a importância de valorizar mulheres que dedicam suas vidas ao bem-estar da comunidade. “O objetivo da homenagem visa reconhecer trajetórias que transformam nossa cidade e nossa sociedade. O Prêmio Lúcia Torres não é apenas uma homenagem, mas também um convite para que todos reflitam sobre a relevância da igualdade de gênero e da justiça social”, afirmou.

“Acolho com muita humildade esta homenagem, considerando que muitas mulheres de nosso município a merecem. Esta Casa Legislativa traz à tona o tema mulher e assim podemos refletir um pouco a história das mulheres ao longo do tempo”, discursou a homenageada-título Lúcia Torres.

O Prêmio Lúcia Torres consolida-se como uma iniciativa que não apenas celebra realizações individuais, mas também incentiva o protagonismo feminino em todas as esferas. A Câmara Municipal reafirma seu compromisso em promover políticas que ampliem a participação e os direitos das mulheres, consolidando Rio Piracicaba como um exemplo de igualdade e respeito.

Excepcionalmente, a entrega do prêmio Lúcia Torres ocorreu no mês de dezembro, tendo em vista que a lei que instituiu a homenagem foi aprovada em abril deste ano. A partir de 2025, a honraria será concedida em sessão solene no mês de março.

Homenageadas

A cerimônia contou com a presença de familiares das homenageadas, lideranças políticas e comunitárias e moradores de Rio Piracicaba. Nove mulheres receberam uma placa alusiva à honraria: Alba Valéria Aparecida Pitombeira (Destaque em Educação); Aparecida de Morais Silva (Destaque na área Social); Aparecida Maria Araújo Oliveira (Destaque em Desenvolvimento) – vice-prefeita de Rio Piracicaba; Elizangela Antônia dos Santos Paulo (Destaque em Meio Ambiente); Márcia Maria Tomaz (Destaque em Saúde); Maria Auxiliadora Cotta (Destaque em Educação); Norma Aparecida Nascimento Serpa (Destaque em Esporte e Educação); Pollyana Mendes Lacerda (Destaque na área da Saúde) e Tatiana Paula da Silva Caldeira de Melo Camilo (Destaque em Desenvolvimento Econômico).

Compartilhes

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS