Arte nas Águas de Minas inicia trabalhos nesta segunda-feira (18/11) em Contagem

O projeto Artes nas Águas de Minas inicia nesta segunda-feira (18/11), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), os trabalhos de arte urbana na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade.

O lançamento oficial das atividades será marcado por um evento, às 16h, realizado na própria ETE, na Rua Retiro das Esmeraldas, número 580.

A população poderá acompanhar o processo de criação da artista belo-horizontina Juliana Gontijo, convidada pela curadoria para a etapa de Contagem, e dos artistas locais Zi Reis e Rafael La Cruz, selecionados por convocatória pública.

Dentro da programação, será realizada uma oficina de arte para jovens no dia 30/11, das 14h às 18h, na Estação da Juventude de Contagem, na Avenida João César de Oliveira, número 174, no bairro JK. O encerramento da etapa e lançamento da Galeria Aberta Arte nas Águas de Minas será realizado em 2/12, às 16h, na ETE Contagem.

O projeto é uma realização do Ministério da Cultura e da APPA – Cultura & Patrimônio, patrocinado pela Copasa e viabilizado pelo Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre o projeto

Arte nas Águas de Minas é uma homenagem à água, elemento vital que deve ser preservado e valorizado. Até março de 2025, o projeto entregará 18 obras de arte urbana em unidades da Copasa de seis cidades do interior do Estado: Divinópolis, Contagem, Araxá, Pouso Alegre, Montes Claros e Coronel Fabriciano.

Baseados em sua maioria na estética do muralismo e do grafite, os trabalhos terão a água como norte temático e serão assinados por seis artistas convidados de renome nacional e internacional. Serão seis artistas selecionados previamente pela curadoria do projeto, assinada por Juliana Flores (CURA, Festa da Luz), e por 12 artistas locais, sendo dois por cidade, escolhidos por editais publicados ao longo do percurso.

Em Divinópolis, a primeira etapa foi encerrada no dia 6/11, com a entrega das pinturas da dupla goiana Bicicleta Sem Freio, convidada da curadoria, e dos artistas locais Mika Ribeiro e William Pinguim, selecionados do edital. Já a terceira cidade, Araxá, recebe como artista convidado o paulistano Ramon Martins e está com edital aberto para a seleção de artistas locais até o dia 22/11, pelo site appa.art.br.

Compartilhes

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS