O letrista de música Wir Caetano, de João Monlevade, e seu conterrâneo Toni Júlio, cantor residente na cidade italiana de Milão, preparam para o próximo mês o lançamento de dois singles autorais gravados na Itália. Esses serão os primeiros produtos do projeto MIGRAÇÕES/MIGRAZIONI, coordenado pelos dois artistas, que mantêm aberta uma campanha de financiamento de um álbum com 10 faixas, programado para 2025.
O processo de gravação das duas canções começa no próximo dia 24. Além do trio MIGRAZIONI – formado por Toni Júlio (voz); Davide Perduca (violão), de Milão; e Kal dos Santos (percussão), de Salvador (BA) – participam três músicos convidados: o congolês Donat Munzila (baixo, percussão e voz), a pernambucana Priscila Gama (harpa barroca) e a italiana Annabianca Buckley (flauta transversal).
PROJETO
Idealizado a partir de show produzido pelo monlevadenses no Real Esporte Clube, em Monlevade, no ano passado, MIGRAÇÕES/MIGRAZIONI pretende difundir no Brasil e no exterior trabalho autoral dos principais artistas envolvidos (os parceiros Wir Caetano e o baiano Zecrinha; Priscila Gama e Davide Perduca; Toni Júlio, Kal dos Santos e Donat Munzila).
Gravação de um álbum é um dos produtos previstos no projeto. Outras ações estão programadas, como turnê no Brasil, Europa e África, além de oficinas para moradores de comunidades vulnerabilizadas, mas ainda dependem da captação de recursos por meio de editais.