Com a instalação do Sistema de Comando em Operações, com comando único do CBMMG, a operação articula diversos atores fundamentais para o bom andamento da operação. Por meio da gerência do parque, obtém-se toda a infraestrutura do SCO. A Polícia Militar de Minas Gerais, esteve presente com seu helicóptero Pegasus 07 para apoio de lançamento de tropa em campo e combate com o uso de bambi bucket dos incêndios. Além disso, diversas brigadas civis, profissionais e voluntárias, somam esforços na missão de proteção ao meio ambiente. Estiveram presentes membros da APAS, Unieco, ICMBio, Brigada 1, Brigada Cipó, Século XXI, prefeitura de Catas Altas, Guardiões da Serra entre outros.
A presença dos diversos órgãos, sob a coordenação do CBMMG, minimiza os impactos causados pelo fogo, protegendo essa importante reserva inscrita na APA Sul – RMBH. Com o controle do fogo por meio de diversas estratégias de combate, ficam protegidas a biodiversidade, com diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, além dos recursos hídricos, do valor histórico e patrimonial da região.
Após mais de duas semanas de operação, o CBMMG seguirá presente até que o incêndio seja debelado, cumprindo seu negócio institucional de proteção ao meio ambiente.