Projeto que institui o Cordão AVC Estrela é aprovado na Câmara de João Monlevade

A Câmara Municipal de João Monlevade aprovou, na reunião desta quarta-feira, 28, em segundo turno, o Projeto de Lei Nº 1.490/2024. A matéria, de autoria dos vereadores Belmar Diniz (PT), Marquinho Dornelas (Republicanos) e Thiago Titó (MDB), institui o uso do “Cordão AVC Estrela” para a identificação de pessoas acometidas por Acidente Vascular Cerebral (AVC) no âmbito do Município.

Autores do projeto que cria o Cordão AVC Estrela na cidade

A proposta é que o “Cordão AVC Estrela” seja uma faixa azul com estampas de estrelas e poderá incluir um crachá com informações úteis para facilitar a identificação e o atendimento adequado a pessoas que sofreram o AVC.

A voluntária da Associação dos Avcistas do Brasil, Cíntia Souza, defensora da medida, comemorou a aprovação da Lei na cidade. Ela contou que, em dezembro de 2013, foi acometida por um AVC isquêmico e teve sequelas invisíveis, e desde então vem buscando ajudar às pessoas que enfrentam a situação assim como ela. “Acredito que a prevenção é o melhor remédio. Com maiores informações à população e políticas públicas através do Projeto Maio Vermelho; conseguiremos reduzir possíveis futuros eventos de acometidos por AVC, uma doença tão grave e que quando não causa óbitos, pode deixar sequelas graves que retira as pessoas de suas atividades diárias”, disse ela.

 

O projeto estabelece que a utilização do cordão será facultativa e requer comprovação médica para sua obtenção.

Além disso, a lei prevê que todos os estabelecimentos públicos e privados orientem seus funcionários sobre a identificação e o atendimento a essas pessoas, com o objetivo de melhorar a assistência e reduzir as dificuldades enfrentadas.

Na justificativa do projeto os vereadores destacaram a gravidade dos AVCs no Brasil, sendo uma das principais causas de morte e de sequelas severas. “O uso do Cordão trará diversos benefícios, pois facilitará a identificação das pessoas que foram acometidas por AVC e ajudará no atendimento, destacou o vereador Belmar Diniz.

Compartilhes

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS