Audiência Pública discute aspectos da Defesa Civil no município

Na manhã desta quinta-feira, 4, a Câmara Municipal de João Monlevade sediou uma Audiência Pública para discutir o trabalho dos órgãos da Defesa Civil no município.

A reunião se deu em atendimento ao requerimento nº 26/2024, de iniciativa dos vereadores Belmar Diniz (PT) e Thiago Titó (MDB) e teve como objetivo esclarecer para a população sobre o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar os impactos para a população e a restabelecer a normalidade social.

No início da reunião, o vereador Belmar informou que foi entregue a todos os presentes um questionário com algumas situações do dia a dia. Segundo ele, a ideia é que a cada um apontasse qual entidade deveria ser acionada em caso de acidente, afogamento, incêndio, atropelamento de animal, entre outros. “São situações diversas que muitas vezes, devido ao pânico no momento, as muitas opções de socorro no município, ou a falta de informação, as pessoas não sabem a quem recorrer”.

Por sua vez, o vereador Tiago Titó endossou as falas de Belmar sobre as dúvidas constantes da população em relação ao acionamento dos profissionais em caso de urgência e emergência. “Sabemos que há um trabalho coletivo, mas é importante que a população conheça as entidades e suas funções para que o socorro seja realizado de forma imediata, sem ocasionar conflitos na busca de ajuda”.

A audiência contou com a presença de representantes da Prefeitura, Defesa Civil, das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Sevor, Samu, Brigada Florestal, Hospital Margarida e Arcelor Mittal. Cada um deles explicou sobre o funcionamento das instituições e como elas atuam na cidade.

Sugestões

Durante a audiência foi sugerida a confecção de um material de forma simples, direta e didática com os principais casos e os contatos telefônicos para socorro, para ser amplamente divulgado pelas entidades, Prefeitura e Câmara, além do apoio da imprensa local. Também foi sugerido que as informações fossem divulgadas nas contas de água.

Os presentes também appontaram a importância da capacitação dos servidores em relação aos primeiros socorros nas escolas e locais com grande número de pessoas, além de ações para conscientização ambiental mais eficiente, criação de uma legislação mais rígida relacionadas aos crimes ambientais e a criação de uma Central Única para atendimentos emergenciais.

Segundo o vereador Belmar Diniz, a união dos órgãos da Defesa Civil é uma alternativa necessária para a gestão e para atendimento mais eficiente dos mais variados casos. “A vida é sempre prioridade e um bom atendimento transmite uma segurança nos momentos mais tensos e inesperados”.

Presenças

Participaram da Audiência, além dos autores, Belmar e Titó, o presidente da Casa, Fernando Linhares (Podemos), o vereador Gustavo Maciel (Republicanos), o representante da Defesa Civil, Ademir Silva; Secretário Municipal do Meio Ambiente, Samuel Domingos; Coordenador do Comitê de Operações Emergenciais da Prefeitura de João Monlevade José Gomes; Chefe de gabinete, Gilberto Barcelos; Oficial da Comissão de Defesa Civil da Polícia Militar de Minas Gerais, Tenente Aércio Nery Mandes; Subcomandante do 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Ipatinga, Major Marcos Vinícius; Delegado da Polícia Civil, Lucas Pena; Polícia Ambiental, Cabo Geraldo Martins da Silva; Presidente da Brigada Florestal, Saulo Amaral; Primeira Secretária do Sevor, Ramona Agostina dos Santos; Médico/Coordenador Geral Samu, Dr. Lucas Vasconcelos Nascimento; representante da ArcelorMittal, Tarcísio Osório e Gerente de Enfermagem do Hospital Margarida, Juliana Durães.

Compartilhes

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS