Na tarde desta quinta-feira (20), ocorreu em João Monlevade a solenidade militar de passagem de comando da 17ª Companhia da Polícia Militar Independente do Tenente Coronel Edivaldo Ramos Fernandes para o Major Rodrigo Ferreira de Oliveira, o qual foi transferido para a cidade de Ipatinga para assumir o Estado-Maior da 12ª Região de Polícia Militar, sediada naquela cidade.
Além de João Monlevade, a 17ª Cia. PM. Ind., é responsável pelo policiamento nas cidades de Alvinópolis, Bela Vista de Minas, Dom Silvério, Dionísio, Nova Era, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata, São José do Goiabal e Sem-Peixe.
A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Real Esporte Clube e foi presidida pelo Coronel Márcio Roberto de Sousa, comandante da 12ª Região da Polícia Militar, com sede na cidade de Ipatinga.
Além de militares da ativa e do quadro de reservas da Polícia Militar, a cerimônia contou com a presença de várias autoridades da região, dentre prefeitos, vereadores, empresários e membros da sociedade civil organizada.
Dentre os presentes estavam o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro; o vice-prefeito Fabrício Lopes; o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Linhares; o Delegado Regional Bernardo de Barros Machado, dentre outros.
O Major Rodrigo tem 47 anos, é natural de Manhuaçu e ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais no dia 1º de março de 2024, tendo atuando boa parte de sua carreira militar no Sul do Estado. O oficial assumiu o subcomando da Unidade, em Itabira, em janeiro deste ano.
Em seu discurso, o oficial disse que pretende dar continuidade ao trabalho desempenhado por seu antecessor, o Tenente-Coronel Edivaldo Fernandes, mantendo uma interação com a comunidade, as autoridades locais e setores econômicos, além de atuar como facilitador na prevenção da criminalidade e aumento da sensação de segurança pública na cidade e região.
Ele agradeceu a acolhida e oportunidade e confiança em comandar uma Unidade de tão grande relevância. Reafirmou o compromisso e lealdade ao Escalão Superior e enalteceu o efetivo da Unidade, para juntos prestarem excelentes serviços à sociedade. Agradeceu o apoio da família, inspiração da vida do novo Comandant e expressou gratidão a Deus, por proporcionar desafios que possibilitem o desempenho pessoal e amadurecimento profissional para atingir a excelência naquilo que propõe fazer.
Em seu discurso de despedida, o Ten Cel Fernandes destacou sobre o desafio em comandar a Unidade, os feitos conseguidos, principalmente a redução da criminalidade e desejou sucesso ao novo Comandante.