Com o início da estiagem, período em que aumenta o risco de incêndios em vegetação, a ArcelorMittal realizou, na última sexta-feira (17), um treinamento conjunto entre as brigadas da Usina de Monlevade, da Mina do Andrade e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A ação faz parte da preparação anual da empresa para o período de seca e permitiu alinhar procedimentos entre as equipes para o atendimento a ocorrências.
A Brigada Florestal da ArcelorMittal atua em aproximadamente 10 mil hectares distribuídos entre os municípios de João Monlevade, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba e Itabira. A área inclui Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reservas Legais (RLs) e Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Para monitorar essas áreas e atuar na prevenção de incêndios, a empresa mantém uma equipe dedicada em tempo integral.
Durante o treinamento, os brigadistas realizaram exercícios de combate direto e indireto ao fogo e simulações utilizando o Sistema de Comando de Operações (SCO), metodologia adotada para a coordenação de emergências. A atividade também permitiu alinhar procedimentos entre as equipes da empresa e o Corpo de Bombeiros, mantendo os protocolos de atuação integrados para o atendimento às ocorrências.

Fabiano Borges, gerente de área de Saúde e Segurança da ArcelorMittal, destaca que o treinamento é uma oportunidade para revisar procedimentos e aprimorar a atuação conjunta com o Corpo de Bombeiros. “A estiagem exige atenção redobrada e esse treinamento é importante para mantermos as equipes alinhadas e preparadas para atuar quando necessário. O trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros torna o atendimento mais ágil e contribui para proteger as áreas sob nossa responsabilidade e as comunidades da região”, afirma.
Prevenção reduz área atingida por incêndios
O trabalho contínuo de prevenção tem refletido na redução da área atingida por incêndios. No primeiro semestre de 2026, a Brigada Florestal realizou aceiros preventivos em uma área de 25,32 hectares, em áreas urbanas e rurais.







