Mais de 200 estudantes participam de celebrações do Dia da Água em João Monlevade

Mais de 200 estudantes participaram ativamente das celebrações do Dia Mundial da Água, na última sexta-feira (22), em João Monlevade. Os alunos das escolas municipais Germim Loureiro, Centro Educacional, Israel Pinheiro (Emip) e Cônego Higino, além da escola particular Pedacinho do Céu, se reuniram para uma caminhada ecológica de 3,5 quilômetros até a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde participaram de atividades educativas, de conscientização ambiental e brincadeiras. Ao longo do percurso, os estudantes exibiram cartazes transmitindo mensagens inspiradoras sobre a importância da preservação da água.

O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), acompanhando os jovens durante a caminhada, ressaltou a relevância do evento como um meio para despertar a consciência coletiva sobre a proteção dos recursos hídricos. O diretor do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), José Afonso Martins, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, também presentes à atividade, enfatizaram a urgência de ações concretas para preservar as fontes de água.

A estudante Clara Cristina Brandão, do 8º ano do Cônego Higino, expressou com convicção a importância do Dia da Água.  “É fundamental celebrar esse dia porque a água é a essência da vida. É essencial para nossas atividades diárias, desde a hidratação até outras tarefas básicas. Na escola aprendemos a valorizar e preservar a água, pois sabemos que é um recurso finito que precisa ser protegido”, pontuou.

As professoras de Ciências do Cônego Higino, Edméia Villela Barros e Zuleica de Castro, compartilharam detalhes sobre os esforços contínuos para incorporar a sustentabilidade nas atividades com os alunos. Elas destacaram ações práticas, como experimentos que demonstram a escassez de água no planeta e estudos sobre o ciclo hidrológico, visando educar os alunos desde cedo sobre a importância de conservar a água.

Abraço no rio

No encerramento das celebrações do Dia Mundial da Água, membros da comunidade, representantes de entidades locais e secretários municipais se uniram em um gesto simbólico: um abraço coletivo nas margens do Rio Piracicaba, no Centro Industrial. O prefeito Dr. Laércio, reforçou a necessidade de preservar os recursos hídricos: “preservar a água é essencial para garantir nosso abastecimento. Ao contemplarmos o rio hoje, não podemos ignorar sua condição preocupante, evidenciada pelos níveis baixos e pelo assoreamento visível. Qualquer aumento repentino no volume de água pode resultar em transbordamentos, levando à inundação de residências e causando danos significativos. É fundamental reconhecer que quando a água se torna um agente de destruição, é um claro sinal de que interferimos no delicado equilíbrio da natureza. Portanto, cabe a cada um de nós assumir a responsabilidade de adotar práticas sustentáveis e conscientes, garantindo a preservação dos recursos hídricos para as gerações futuras”, finalizou.

Compartilhes

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *