Desenvolver talentos, impulsionar sonhos e fortalecer a economia local. Com esse propósito, a ArcelorMittal está promovendo o projeto Potencializa Empreendedor Local, que vai capacitar empreendedores de Bela Vista de Minas, João Monlevade, Itabira e região para que estejam aptos a fornecer produtos e serviços a grandes companhias, incentivando práticas de sustentabilidade e gestão eficiente. As inscrições devem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 25, por meio link. Um primeiro encontro foi realizado no dia 17 de abril, para apresentação a fornecedores da região, dando início ao projeto no território.
A iniciativa oferece minicursos online, distribuição de materiais por WhatsApp e oficinas presenciais. As atividades terão início na terça-feira, dia 29. Os temas abordados incluem organização financeira, práticas comerciais, sustentabilidade (ESG), normas internas e sistemas de cadastro e contratação. A metodologia foi desenvolvida em parceria com o Instituto Meio, startup selecionada pelo programa M-Impact, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com foco especial em pequenos negócios.
Antes ainda da iniciação dos cursos, foram realizadas pesquisas internas nas áreas da companhia para levantamento de potenciais demandas e oportunidades, trabalhando a seguir parcerias como a administração pública dos municípios direcionados, associações civis, comerciais e empresariais, visando maior abrangência e público-alvo.
“Nosso compromisso vai além da produção industrial. Queremos ser agentes de transformação nas comunidades em que atuamos. O Potencializa é uma forma de gerar oportunidades reais para empreendedores locais e fomentar o desenvolvimento sustentável”, afirma Marcos Simoni, Gerente Geral da ArcelorMittal Mina do Andrade.