Anoitecer Inhotim implementa ações socioambientais para promover um evento sustentável

Vista áerea da Galeria Cosmococa, no Instituto Inhotim - Foto Brendon Campos

A terceira edição do Anoitecer Inhotim, festa de arrecadação de fundos do Instituto Inhotim, que ocorre em 31 de agosto, em Brumadinho, Minas Gerais, contará com uma programação repleta de atrações musicais, gastronomia, exposição de artes visuais e ações socioambientais. Em parceria com a greentech Eccaplan, toda a emissão de CO2 durante o evento será contabilizada e compensada na mesma proporção, além disso, haverá ação de coleta e destinação final de resíduos recicláveis e compostagem dos orgânicos. 

“Grandes eventos geram uma quantidade significativa de resíduos, consomem muita energia e, consequentemente, emitem gases do efeito estufa. Por isso, a adoção de práticas sustentáveis fará com que o Anoitecer Inhotim mitigue impactos ambientais e, de certa forma, eduque e sensibilize o público sobre a importância da sustentabilidade”, afirma Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan. 

Elevazione_Giuseppe Penone_Foto_Ricardo Lopes

Com o propósito de gerar efeitos sociais, econômicos positivos e o mínimo impacto ao meio ambiente, com a atuação da Eccaplan, o Instituto Inhotim usou como base a norma NBR ISO 20121 para gerenciar as ações do evento Anoitecer Inhotim nos eixos A (ambiental) S (social) G (governança). A descarbonização será realizada por meio da calculadora da Eccaplan, que permitirá gerar um inventário das emissões e análise dos resultados de todas as pessoas envolvidas no evento, como participantes da festa e organização. “A calculadora desempenha um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas, fornecendo uma maneira eficaz de contribuir para a redução do aquecimento global”, explica o CEO da greentech. 

O Anoitecer Inhotim é realizado como uma experiência voltada ao tempo e à natureza, garantindo a perenidade e sustentabilidade financeira do museu, bem como a democratização do acesso e ampliação da programação de arte e de educação. 

Acesso ampliado

Seguindo a ideia de ampliação do acesso ao museu, o público visitante do dia 1º de setembro, domingo, poderá participar de uma programação gratuita com apresentações de Titãs, DJ Ademar Britto, Amaro Freitas e Zé Manoel, que ocorrem em frente à obra de Hélio Oiticica, Invenção da cor, penetrável Magic Square #5, De Luxe (1977).
 

Para conferir a programação completa e adquirir o ingresso, basta clicar aqui.

Compartilhes

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS